terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fotografia Digital na Odontologia.



A Fotografia digital está avançando consideravelmente em muitas áreas e dentro da Odontologia possui um valor essencial na documentação ortodôntica, sendo um recurso imprescindível para o diagnóstico em pacientes que precisam de correção ortodôntica. Porém, observa-se que a fotografia não está limitada apenas na área da ortodontia. As fotografias são excelentes recursos para motivar o paciente a receber um determinado tipo de tratamento, pois ao mostrar o antes e o depois de casos semelhantes, o paciente tem a idéia do tipo de tratamento oferecido e qual o resultado que se pode obter. Além disso, as fotografias podem também servir para publicações científicas, conferências, cursos, levando os resultados e as informações a um número grande de profissionais com riqueza detalhes e passando a visualização de forma mais simples. Do ponto de vista legal, as fotografias têm valor muito alto, já que constituem provas materiais das condições bucais dos pacientes.




Diante do atual avanço tecnológico observa-se uma imensa gama de modelos e marcas de câmaras digitais. As câmaras compactas, coolpix, podem ser facilmente encontradas no mercado de Chapecó, tornando-se um excelente instrumento para utilizar nos consultórios dentários. Observa-se que quando se possui o domínio dos recursos oferecidos pela câmera, captura-se imagem bastante satisfatória, tanto extra como intra-oral. Isso se torna possível com a leitura criteriosa do manual, e observando-se a presença da função macro.
É justamente a função macro que possibilita a captura de imagens a distâncias aproximadas do objeto, ou seja, a poucos centímetros dos dentes. Isso se chama capacidade macro. Uma câmera que consegue tirar uma foto a 2 cm de distância do objeto é melhor que aquela que consegue a 4 cm, porém ambas podem tirar fotos de ótima qualidade.
Outro recurso bastante usado para realizar fotos em Odontologia é o flash circular. Atualmente já existe no mercado a possibilidade de se comprar flash circular para adaptar nas câmaras compactas, aumentando consideravelmente a qualidade das imagens, visto que se consegui uma iluminação melhor para obter fotos com equipamento de melhor custo beneficio. As vantagens do flash circular MICROLIGHT são enormes, já que podem ser adaptados em qualquer máquina compacta e possuem bateria interna independente da máquina fotográfica.


Diante desta análise não se pode negar que a fotografia digital constitui um excelente instrumento dentro da Odontologia, não apenas por possibilitar a visão imediata, mas também por facilitar a repetição caso seja necessária, visto que a câmera possui monitor de cristal líquido. Além disso, o custo da revelação digital é reduzido e também as imagens não são afetadas pelo envelhe­cimento ou riscos, desde que armazenadas com o mínimo de cuidado. Assim fotografar os casos no consultório odontológico é um recurso simples que deixa o paciente ainda mais satisfeito.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário